Pular para o conteúdo principal

"Bolo" de batata e verduras

No dia em que fiz esta receita aqui em casa, chamei duas colegas para experimentarem. Na primeira garfada elas soltaram um surpreso "É possível comer gostoso sem carne!". E então não pararam de comer até terminar e pegaram mais um pouquinho.

O mais interessante é que, você verá, não tem nenhum ingrediente exótico, nem possui um preparo difícil. Confira este "bolo" de batata e verduras saboroso e nutritivo!

"Bolo" de batata e verduras

Ingredientes:
2 ou 3 batatas grandes (quantidade necessária para forrar o fundo da sua fôrma)
1 ou 2 cenouras picadas
1 ou 2 chuchus picados
350g de queijo prato (ou outro se preferir)
1/2 cebola
2 dentes de alho
3 ou 4 tomates médios cortados
Creme de leite
Temperinhos - sugestão: pimenta de cheiro (verde), pimenta-do-reino

1. Cozinhe as batatas com sal, já cortadas em fatias. Não precisa deixar amolecer muito. Deixe o tempo necessário para pegar o sabor e dar uma amolecida. Depois, retire da água e reserve. Você vai usá-las no fundo da fôrma:

Pode dar uma amassada com o garfo para evitar 'buracos' no fundo.

2. Reaproveite a água que você usou no cozimento das batatas. Agora acrescente as cenouras e o chuchu picados (ou outra verdura que você preferir) e deixe cozinhar até amolecer. Acrescente azeite no cozimento, se quiser, para temperar. Ao final, escorra as verduras.

3. Hora de preparar a segunda e a terceira camadas do bolo: 

Segunda camada: acrescente as fatias de queijo sobre as batatas.

Terceira camada: coloque as verduras que você cozinhou sobre o queijo.

4. Em outra panela, prepare o molho. Você vai fritar a cebola, e depois acrescentar o alho, o sal e os temperos que for a seu gosto. Gosto de adicionar pimenta de cheiro (pimenta verde) e pimenta-do-reino. Refogue e acrescente os tomates. Deixe derreter.

5. Quando estiver pronto, desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Misture, confira o sabor e adicione sal se necessário.

Quarta camada: acrescente o molho sobre as verduras.

Finalize com fatias de queijo por cima e salpique cebolinha.

6. Leve ao forno. Depois de 10 ou 15 minutos, em fogo médio, confira se o queijo está derretido. 
Está pronto!

Fica tão delicioso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mantra Shiva Shambo

Este Mantra, que celebra Shiva, é de uma força marcante. Alegra o coração, os ambientes, aqueles que o entoam. Fortalece o espírito, afastando qualquer mal. Mantra de cura, de fortalecimento, de atração das mais elevadas vibrações. O mantra "Jaya Jaya Shiva Shambho, Máha déva Shambho" significa "Viva o Senhor Supremo, a um auspicioso que traz felicidade e alegria, que habita nos corações de todos!" E então, vamos cantar com Shiva? Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo

#7 Chakras - SAHASRARA, o Chakra Coronário

Este chakra, quando ativado, nos conduz à grande e absoluta Consciência, a inteligência divina, que é fonte de vida, de nossa vida e de toda a existência no planeta. É a chegada, o encontro da serpente Kundalini com Shiva, uma das divindidades mais poderosas e importantes do hinduísmo. Chegamos hoje ao sétimo e último chakra, Sahasrara, a lótus violeta de infinitas pétalas. Segundo a doutrina hindu, Shiva é o deus da "destruição e regeneração" e sua figura pertence à Trindade Trimûrti, junto a Brahma (deus da criação) e Vishnu (deus da preservação). A Shiva é delegado o poder de destruir e de regenerar a energia vital. É tido como "benéfico", pois seu poder é direcionado ao bem. Por sua força, é tido como criador da Yoga, uma prática que objetiva exercitar, no homem e na mulher, uma postura de soberania sobre as energias, utilizando a sabedoria divina para recriar, transformar, destruir e regenerar. (reprodução da internet) Este chakra representa a s

Introdução à Fitoenergética: Alecrim, Alfazema e Arruda

As ervas são um assunto bastante vasto, mesmo que se estude uma vida inteira ainda vai faltar muita coisa pra desvendar. Por isso, vamos aos poucos introduzindo esta matéria deliciosa e instigante para despertar cada vez mais a vontade de aprender com as ervas, encontrar sua energia e fazer com que essa interação leve ao nosso autoconhecimento, que é o mais importante! Nos posts anteriores sobre ervas, já mencionamos, em um apanhado geral, a relação das ervas com culturas, povos e religiões e seus usos e benefícios. Hoje vamos nos ater a outras maneiras de trabalhar com as ervas, fazendo um pequeno apanhado através da Alquimia Espargírica e a Fitoenergética. Segundo Bruno J. Gimenes, autor do livro “Fitoenergética: A energia das plantas no Equilíbrio da Alma” a Fitoenergética “é um sistema natural de cura, equilíbrio e elevação da consciência através da energia das plantas (fitoenergia)...” , neste livro o autor expressa as possibilidades de trabalhar com um selecionado de