Pular para o conteúdo principal

Babosa, Bardana e Barbatimão: aprendendo com os poderes das plantas

Babosa - foto da Internet

Continuando a falar mais um pouco sobre os poderes das ervas e plantas medicinais, vamos diretamente às informações sobre 3 importantes espécimes: a Bardana; o Barbatimão e a Babosa.

Bardana - raiz e folha
foto da internet

A Bardana – suas raízes profundas podem chegar a 1,30m; seu chá pode ser usado para aliviar afecções de pele e limpar feridas além de combater a caspa e a queda de cabelos. Na fitoenergética é usada, dentre outros, para controlar o excesso de sentimentalismo e acalmar a impulsividade. A raiz de bardana é bastante utilizada na alimentação dos japoneses; no Brasil os adeptos da alimentação macrobiótica, integral, natural,vegetariana e vegana também a utilizam. Seu sabor levemente adocicado agrada muito ao paladar.


Barbatimão
foto da internet

O Barbatimão – Planta de origem das Américas, suas folhas se fecham ao cair da tarde. O chá da casca ajuda na cura de doenças do trato vaginal, assim como doenças de pele, diabetes, dentre outras. O chá das folhas tem efeito tônico e depurativo. Na fitoenergética um de seus usos é para eliminar miasmas no corpo físico.Uma curiosidade é que usam esta planta para substituir a soda caustica na produção de sabões medicinais para combater a psoríase.


Babosa - interior gelatinoso
foto da internet

A Babosa – Planta que se reproduz bem nas regiões quentes e semi-áridas, de folhas carnosas cheias de suco mucilaginoso transparente. Esse interior gelatinoso pode ser usado gelado para curar inflamação das hemorroidas, aliviar ferimentos de pele e urticárias, além de eficiente remédio natural contra caspa e queda de cabelo se friccionar o suco no couro cabeludo. Na fitoenergética é utilizada para ativar o campo energético para estimular qualquer tipo de regeneração celular.


Bem, tenho passado nestes posts um apanhado dos poderes curadores de algumas plantas medicinais. Vou continuar a postar mais sobre outras ervas e plantas, informando como comumente são usadas e suas características, em minha opinião, mais relevantes. Caso tenham dúvidas ou queiram deixar um comentário ou informação é só escrever pra nós.


Saudações de Paz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mantra Shiva Shambo

Este Mantra, que celebra Shiva, é de uma força marcante. Alegra o coração, os ambientes, aqueles que o entoam. Fortalece o espírito, afastando qualquer mal. Mantra de cura, de fortalecimento, de atração das mais elevadas vibrações. O mantra "Jaya Jaya Shiva Shambho, Máha déva Shambho" significa "Viva o Senhor Supremo, a um auspicioso que traz felicidade e alegria, que habita nos corações de todos!" E então, vamos cantar com Shiva? Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo

#7 Chakras - SAHASRARA, o Chakra Coronário

Este chakra, quando ativado, nos conduz à grande e absoluta Consciência, a inteligência divina, que é fonte de vida, de nossa vida e de toda a existência no planeta. É a chegada, o encontro da serpente Kundalini com Shiva, uma das divindidades mais poderosas e importantes do hinduísmo. Chegamos hoje ao sétimo e último chakra, Sahasrara, a lótus violeta de infinitas pétalas. Segundo a doutrina hindu, Shiva é o deus da "destruição e regeneração" e sua figura pertence à Trindade Trimûrti, junto a Brahma (deus da criação) e Vishnu (deus da preservação). A Shiva é delegado o poder de destruir e de regenerar a energia vital. É tido como "benéfico", pois seu poder é direcionado ao bem. Por sua força, é tido como criador da Yoga, uma prática que objetiva exercitar, no homem e na mulher, uma postura de soberania sobre as energias, utilizando a sabedoria divina para recriar, transformar, destruir e regenerar. (reprodução da internet) Este chakra representa a s

Introdução à Fitoenergética: Alecrim, Alfazema e Arruda

As ervas são um assunto bastante vasto, mesmo que se estude uma vida inteira ainda vai faltar muita coisa pra desvendar. Por isso, vamos aos poucos introduzindo esta matéria deliciosa e instigante para despertar cada vez mais a vontade de aprender com as ervas, encontrar sua energia e fazer com que essa interação leve ao nosso autoconhecimento, que é o mais importante! Nos posts anteriores sobre ervas, já mencionamos, em um apanhado geral, a relação das ervas com culturas, povos e religiões e seus usos e benefícios. Hoje vamos nos ater a outras maneiras de trabalhar com as ervas, fazendo um pequeno apanhado através da Alquimia Espargírica e a Fitoenergética. Segundo Bruno J. Gimenes, autor do livro “Fitoenergética: A energia das plantas no Equilíbrio da Alma” a Fitoenergética “é um sistema natural de cura, equilíbrio e elevação da consciência através da energia das plantas (fitoenergia)...” , neste livro o autor expressa as possibilidades de trabalhar com um selecionado de