Pular para o conteúdo principal

Biodança: a dança da Vida

Ontem estive em um evento em que foram realizadas práticas e vivências em prol do equilíbrio do Ser. Dentre as atividades, uma que já não via há alguns anos: a Biodança. A Biodança foi desenvolvida nos anos 60 pelo chileno Rolando Toro Araneda, antropólogo e psicólogo, que inicialmente a experimentou em doentes mentais.

Reprodução da Internet
Para Rolando Toro : “... a biodança é um sistema que reintegra os seres humanos para viver a vida plenamente, com toda a sua intensidade. Temos, pouco a pouco, esquecido a importância de coisas tão fundamentais para conseguir uma vida feliz como respirar, caminhar, comunicar nossas emoções e sentimentos, compartilhar, amar... Como dizer, nos esquecemos de sentir. A biodança pretende despertar estas funções inatas do ser humano que estão quase totalmente reprimidas em nossa civilização. Utilizamos uma metodologia simples e efetiva que facilita a conexão de cada um consigo mesmo (suas necessidades e desejos), com os semelhantes (amigos, familiares, companheiros...) e com o universo (o entorno imediato e mais além). Porque é indispensável que esses três níveis de comunicação estejam integrados".

Reprodução da internet
Ou seja a Biodança é a dança da Vida. Uma combinação de dança e psicologia para o desenvolvimento humano, induzido pela música, associado a movimentos e liberando emoções. É uma terapia que auxilia o aumento da resistência ao estresse, promove a renovação orgânica e melhora a comunicação interpessoal .

Na metodologia da Biodança está a integração por meio da música, do canto e do movimento. Essa interação facilita a reunião e o relacionamento interpessoal. Cada um vai expressando através da sensação dos sons e ritmo da música movimentos corporais possíveis que trazem relaxamento, aliviam o estresse e previnem doenças por meio de transformações que a atividade física proporciona.

Assim que tiver oportunidade, participe de uma aula de biodança! Certamente você poderá começar a sentir através dos movimentos e da música um prazeroso bem estar emocional, isto trará naturalmente a deliciosa sensação da energia vital vibrando em seu corpo liberando a expressão de sentimentos e emoções de forma espontânea e criativa. Tem mais dúvidas sobre Biodança, deixe um comentário.


Saudações de Paz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mantra Shiva Shambo

Este Mantra, que celebra Shiva, é de uma força marcante. Alegra o coração, os ambientes, aqueles que o entoam. Fortalece o espírito, afastando qualquer mal. Mantra de cura, de fortalecimento, de atração das mais elevadas vibrações. O mantra "Jaya Jaya Shiva Shambho, Máha déva Shambho" significa "Viva o Senhor Supremo, a um auspicioso que traz felicidade e alegria, que habita nos corações de todos!" E então, vamos cantar com Shiva? Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo

#7 Chakras - SAHASRARA, o Chakra Coronário

Este chakra, quando ativado, nos conduz à grande e absoluta Consciência, a inteligência divina, que é fonte de vida, de nossa vida e de toda a existência no planeta. É a chegada, o encontro da serpente Kundalini com Shiva, uma das divindidades mais poderosas e importantes do hinduísmo. Chegamos hoje ao sétimo e último chakra, Sahasrara, a lótus violeta de infinitas pétalas. Segundo a doutrina hindu, Shiva é o deus da "destruição e regeneração" e sua figura pertence à Trindade Trimûrti, junto a Brahma (deus da criação) e Vishnu (deus da preservação). A Shiva é delegado o poder de destruir e de regenerar a energia vital. É tido como "benéfico", pois seu poder é direcionado ao bem. Por sua força, é tido como criador da Yoga, uma prática que objetiva exercitar, no homem e na mulher, uma postura de soberania sobre as energias, utilizando a sabedoria divina para recriar, transformar, destruir e regenerar. (reprodução da internet) Este chakra representa a s

Introdução à Fitoenergética: Alecrim, Alfazema e Arruda

As ervas são um assunto bastante vasto, mesmo que se estude uma vida inteira ainda vai faltar muita coisa pra desvendar. Por isso, vamos aos poucos introduzindo esta matéria deliciosa e instigante para despertar cada vez mais a vontade de aprender com as ervas, encontrar sua energia e fazer com que essa interação leve ao nosso autoconhecimento, que é o mais importante! Nos posts anteriores sobre ervas, já mencionamos, em um apanhado geral, a relação das ervas com culturas, povos e religiões e seus usos e benefícios. Hoje vamos nos ater a outras maneiras de trabalhar com as ervas, fazendo um pequeno apanhado através da Alquimia Espargírica e a Fitoenergética. Segundo Bruno J. Gimenes, autor do livro “Fitoenergética: A energia das plantas no Equilíbrio da Alma” a Fitoenergética “é um sistema natural de cura, equilíbrio e elevação da consciência através da energia das plantas (fitoenergia)...” , neste livro o autor expressa as possibilidades de trabalhar com um selecionado de