Pular para o conteúdo principal

Kundalini, A Ponte por entre as Consciências

No último post, trouxe uma pequena introdução ao tema da energia e dos chakras. Você deve ter reparado, no vídeo que mostrei, o desenho de um cobra que se movimenta entre os pontos de energia. Ela é a Kundalini, palavra em sânscrito que significa "Enroscar-se como uma cobra".

(reprodução da internet)



Veja a imagem ao lado. Essa força, Kundalini, dorme em sua base espinhal (região dos órgãos sexuais) e você pode ativá-la para que percorra seus chakras, subindo pela coluna vertebral e fazendo a energia circular.

A energia penetra em cada chakra (representados pelas lótus coloridas), levando cura, compreensão, limpeza, purificação e uma maior consciência sobre si e sobre o mundo.

"Alinhados ao canal central chamado Sushumna, os 7 chakras se estendem da base à cabeça, gerando os padrões do campo áurico. Sua rotação provém da intersecção de duas correntes básicas: uma de cima e outra de baixo. Quando essas correntes passam pelos chakras, os centros giram por anos para nos levar numa jornada através da vida". Fonte: Chakras e Kundalini - A Melhor Explicação (Completo), disponível no Youtube





Autoconhecimento

O contato com a filosofia Iogue foi particularmente muito importante para mim. Passei a olhar para meu corpo como um templo e a respeitar meus limites, prestando mais atenção ao que permito "entrar" em mim e fortalecendo o que decido que permanecerá em mim. Afinal de contas. somos todos terra, raízes, troncos, flores e folhas. Somos energia manifesta. Tudo que você permite que entre em ti, é também do que se alimentam sua vida e seus pensamentos.
A Yoga e sua filosofia extremamente conectada com o planeta pode lhe levar a uma viagem incrível pra dentro de ti, lhe ensinando um modo mais amoroso de se relacionar com tudo o que te rodeia. A chave dessa sabedoria milenar é equilibrar a energia que transita entre seus canais, trabalhando para desbloquear chakras que não estão em pleno funcionamento.

(reprodução da internet)

Esses ensinamentos milenares eu conheci em 2013, em uma pequena sala da Zona Sul do Rio de Janeiro, no Largo do Machado, onde um grupo se reúne semanalmente para ensinar, gratuitamente, os efeitos da meditação e dessas antigas crenças.
Estimule sua Kundalini! Se você se interessou, procure no seu bairro, na sua cidade, algum grupo que trabalhe com essas práticas. Se quiser ler mais, clique para para mais informações, ou deixe um comentário na postagem.

No próximo post, vou iniciar o percurso pelos 7 chakras.

(reprodução da internet)


Até lá!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mantra Shiva Shambo

Este Mantra, que celebra Shiva, é de uma força marcante. Alegra o coração, os ambientes, aqueles que o entoam. Fortalece o espírito, afastando qualquer mal. Mantra de cura, de fortalecimento, de atração das mais elevadas vibrações. O mantra "Jaya Jaya Shiva Shambho, Máha déva Shambho" significa "Viva o Senhor Supremo, a um auspicioso que traz felicidade e alegria, que habita nos corações de todos!" E então, vamos cantar com Shiva? Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo

#7 Chakras - SAHASRARA, o Chakra Coronário

Este chakra, quando ativado, nos conduz à grande e absoluta Consciência, a inteligência divina, que é fonte de vida, de nossa vida e de toda a existência no planeta. É a chegada, o encontro da serpente Kundalini com Shiva, uma das divindidades mais poderosas e importantes do hinduísmo. Chegamos hoje ao sétimo e último chakra, Sahasrara, a lótus violeta de infinitas pétalas. Segundo a doutrina hindu, Shiva é o deus da "destruição e regeneração" e sua figura pertence à Trindade Trimûrti, junto a Brahma (deus da criação) e Vishnu (deus da preservação). A Shiva é delegado o poder de destruir e de regenerar a energia vital. É tido como "benéfico", pois seu poder é direcionado ao bem. Por sua força, é tido como criador da Yoga, uma prática que objetiva exercitar, no homem e na mulher, uma postura de soberania sobre as energias, utilizando a sabedoria divina para recriar, transformar, destruir e regenerar. (reprodução da internet) Este chakra representa a s...

Babosa, Bardana e Barbatimão: aprendendo com os poderes das plantas

Babosa - foto da Internet Continuando a falar mais um pouco sobre os poderes das ervas e plantas medicinais, vamos diretamente às informações sobre 3 importantes espécimes: a Bardana; o Barbatimão e a Babosa. Bardana - raiz e folha foto da internet A Bardana – suas raízes profundas podem chegar a 1,30m; seu chá pode ser usado para aliviar afecções de pele e limpar feridas além de combater a caspa e a queda de cabelos. Na fitoenergética é usada, dentre outros, para controlar o excesso de sentimentalismo e acalmar a impulsividade. A raiz de bardana é bastante utilizada na alimentação dos japoneses; no Brasil os adeptos da alimentação macrobiótica, integral, natural,vegetariana e vegana também a utilizam. Seu sabor levemente adocicado agrada muito ao paladar. Barbatimão foto da internet O Barbatimão – Planta de origem das Américas, suas folhas se fecham ao cair da tarde. O chá da casca ajuda na cura de doenças do trato vaginal, assim como doenças de pele,...