Pular para o conteúdo principal

"Chakras", cura e como tudo se cruza como energia

O que é essa tal da "energia" que agora está nos assuntos mais comentados, seja falando do futuro, do passado, do cotidiano, das práticas holísticas e terapias de cura?
Bom, até para os mais céticos e os que acreditam apenas na carne e na matéria, notícias recentes surgem confirmando que somos todos feitos da mesma matéria que o universo, sem falar nos estudos do físico Albert Einstein, que problematizam a relatividade do que considerávamos absoluto e incontestável.


Somos todos energia

Para simplificar, vou te dar um exemplo cotidiano. Pense no liquidificador. Quando ele é acionado, a energia elétrica é capaz de gerar um movimento nas espátulas, que cortará o alimento que você colocou, reduzindo-o a pedacinhos e até mesmo a um caldo, um líquido. Assim, o que antes era 'sólido', se torna penetrável.
Agora, vamos ver esse entendimento de um outro modo.
Primeiro, pense no vento, que é pura energia. O vento é um conjunto de moléculas do ar em movimento. Ele vem varrendo o mar, produzindo as ondas, que são um conjunto de moléculas da água em movimento.
Dentro de você, há focos energéticos (digamos assim...): espirais onde a energia, em movimento, divide, mistura, "bate" os ingredientes do mesmo modo que as espátulas do liquidificador fazem.

(reprodução da internet)

Digamos que essa energia é gerada por uma memória ruim que você viveu. Ela produzirá ondas de tristeza, de decepção, de frustração. Quando essas ondas se encontram e se dispersam, na espiral energética, você verá, dentro de você, um grande mar de sensações ruins, porque é assim que estas energias significam para você. O chakra é a espiral. E para transformar o que está 'ruim', nós meditamos, utilizamos cristais, bebemos chás de ervas, com o intuito de nos sintonizarmos com a frequência dessas sensações e trazer, para dentro de nós, ondas mais saudáveis, de amor, compaixão, perdão, compreensão.Assim, nós somos o foco da nossa própria cura. O que precisamos é aproveitar as oportunidades para nos "armarmos" das diferentes ferramentas para nos purificar.

Reconhecendo seus chakras

Nos próximos posts, vou continuar a falar de cada chakra. Por hoje, assista a este vídeo que demonstra como funciona esse trânsito das energias pelos pontos de energia do corpo, os "chakras".


Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mantra Shiva Shambo

Este Mantra, que celebra Shiva, é de uma força marcante. Alegra o coração, os ambientes, aqueles que o entoam. Fortalece o espírito, afastando qualquer mal. Mantra de cura, de fortalecimento, de atração das mais elevadas vibrações. O mantra "Jaya Jaya Shiva Shambho, Máha déva Shambho" significa "Viva o Senhor Supremo, a um auspicioso que traz felicidade e alegria, que habita nos corações de todos!" E então, vamos cantar com Shiva? Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo

#7 Chakras - SAHASRARA, o Chakra Coronário

Este chakra, quando ativado, nos conduz à grande e absoluta Consciência, a inteligência divina, que é fonte de vida, de nossa vida e de toda a existência no planeta. É a chegada, o encontro da serpente Kundalini com Shiva, uma das divindidades mais poderosas e importantes do hinduísmo. Chegamos hoje ao sétimo e último chakra, Sahasrara, a lótus violeta de infinitas pétalas. Segundo a doutrina hindu, Shiva é o deus da "destruição e regeneração" e sua figura pertence à Trindade Trimûrti, junto a Brahma (deus da criação) e Vishnu (deus da preservação). A Shiva é delegado o poder de destruir e de regenerar a energia vital. É tido como "benéfico", pois seu poder é direcionado ao bem. Por sua força, é tido como criador da Yoga, uma prática que objetiva exercitar, no homem e na mulher, uma postura de soberania sobre as energias, utilizando a sabedoria divina para recriar, transformar, destruir e regenerar. (reprodução da internet) Este chakra representa a s

Introdução à Fitoenergética: Alecrim, Alfazema e Arruda

As ervas são um assunto bastante vasto, mesmo que se estude uma vida inteira ainda vai faltar muita coisa pra desvendar. Por isso, vamos aos poucos introduzindo esta matéria deliciosa e instigante para despertar cada vez mais a vontade de aprender com as ervas, encontrar sua energia e fazer com que essa interação leve ao nosso autoconhecimento, que é o mais importante! Nos posts anteriores sobre ervas, já mencionamos, em um apanhado geral, a relação das ervas com culturas, povos e religiões e seus usos e benefícios. Hoje vamos nos ater a outras maneiras de trabalhar com as ervas, fazendo um pequeno apanhado através da Alquimia Espargírica e a Fitoenergética. Segundo Bruno J. Gimenes, autor do livro “Fitoenergética: A energia das plantas no Equilíbrio da Alma” a Fitoenergética “é um sistema natural de cura, equilíbrio e elevação da consciência através da energia das plantas (fitoenergia)...” , neste livro o autor expressa as possibilidades de trabalhar com um selecionado de