Pular para o conteúdo principal

Alimentação saudável: Bolo de coco e cacau

Quanto mais vamos estudando sobre ervas e plantas medicinais e sobre a natureza, mais nos damos conta que o poder está em tudo que é natural. Entendo que a nossa missão neste planeta é fazer com que nossas escolhas mantenham o ambiente em equilíbrio e assim também nós mesmos. Sei que infelizmente estamos longe de cumprir com esta tarefa, por causa de uma série de fatores que não convém mencionar neste texto agora, mas tocar neste assunto sempre nos serve de reflexão e alerta.

Sendo assim, comecei a estudar sobre alimentação natural e comida ancestral, as que não sofrem processos químicos artificiais, e descobri a dieta de baixo consumo de carboidratos.

Estudando sobre os efeitos dos carboidratos e açúcares em geral em nosso corpo, entendi o quanto de malefício estes alimentos podem causar em nossas vidas. Não vou me aprofundar muito, mas resumindo é possível concluir pelas pesquisas que li que o consumo de carboidratos e açúcares eleva a secreção do hormônio insulina em nossa corrente sanguínea. Isso faz com que o organismo acumule gordura e na maioria das vezes a de pior espécie, a visceral que se localiza na barriga. Essa gordura faz com que aumente a ocorrência de diabetes tipo 2 e o aparecimento de doenças cardiovasculares. O carboidrato em excesso, ou melhor a ingestão de carboidrato em doses muito elevadas causa inflamação em nosso organismo, obesidade e consequentemente as doenças já apresentadas acima, além de outras mais como a notória intolerância ao glúten. 

Isto posto, vamos ao que interessa, como melhorar nossa alimentação? Bem, inicialmente e principalmente não comendo nada que contenha glúten, não consumindo açúcares em geral e reprogramando nossa alimentação para o consumo de produtos o menos processados possível ou ainda melhor sem processamento como legumes e verduras em geral, chás naturais,oleaginosas, café sem açúcar, carnes (pra quem não é vegetariano) e ovos, muitos ovos! As gorduras mais usadas nessa dieta são a manteiga, o Ghee (manteiga clarificada), óleo de coco e o azeite extra virgem.

Então, pessoal, para ajudar nessa transição ( visto que eu também estou nela) vou ensinar a receita de um bolo para o seu café da manhã ou lanche da tarde que fica muito saboroso, não tem glúten, não tem açúcar e não perde em nada para os bolos comuns cheios de farinha e açúcar - bolo de coco e cacau.

Bolo de coco e cacau

Ingredientes
150 g de coco ralado fino sem açúcar 
4 ovos caipira extra grandes ( ou 6 ovos brancos normais)
1/4 de xícara de adoçante xylitol ( a quantidade é a gosto e o adoçante também mas use de preferência um adoçante natural)
1 garrafinha de 200 ml de leite de coco 
2 colheres de sopa de manteiga 
2 colheres de chá de fermento para bolo
3 colheres de sopa de cacau em pó 
Modo de fazer 
Misture todos os ingredientes exceto o cacau. Coloque mais ou menos 2/3 da massa na forma. Na parte que sobrou adicione o cacau em pó e coloque na forma por cima da outra massa. Coloque em forno pré aquecido 180 graus até firmar como bolo ( o meu ficou 55 minutos).

Espero que façam e se deliciem com essa "nova" maneira de se alimentar. Aos poucos vamos percebendo com essas mudanças, alinhadas com práticas espirituais e meditativas, que poderemos sentir o equilíbrio e a harmonia entre corpo - mente - espírito.


Saudações de Paz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mantra Shiva Shambo

Este Mantra, que celebra Shiva, é de uma força marcante. Alegra o coração, os ambientes, aqueles que o entoam. Fortalece o espírito, afastando qualquer mal. Mantra de cura, de fortalecimento, de atração das mais elevadas vibrações. O mantra "Jaya Jaya Shiva Shambho, Máha déva Shambho" significa "Viva o Senhor Supremo, a um auspicioso que traz felicidade e alegria, que habita nos corações de todos!" E então, vamos cantar com Shiva? Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo

#7 Chakras - SAHASRARA, o Chakra Coronário

Este chakra, quando ativado, nos conduz à grande e absoluta Consciência, a inteligência divina, que é fonte de vida, de nossa vida e de toda a existência no planeta. É a chegada, o encontro da serpente Kundalini com Shiva, uma das divindidades mais poderosas e importantes do hinduísmo. Chegamos hoje ao sétimo e último chakra, Sahasrara, a lótus violeta de infinitas pétalas. Segundo a doutrina hindu, Shiva é o deus da "destruição e regeneração" e sua figura pertence à Trindade Trimûrti, junto a Brahma (deus da criação) e Vishnu (deus da preservação). A Shiva é delegado o poder de destruir e de regenerar a energia vital. É tido como "benéfico", pois seu poder é direcionado ao bem. Por sua força, é tido como criador da Yoga, uma prática que objetiva exercitar, no homem e na mulher, uma postura de soberania sobre as energias, utilizando a sabedoria divina para recriar, transformar, destruir e regenerar. (reprodução da internet) Este chakra representa a s

Introdução à Fitoenergética: Alecrim, Alfazema e Arruda

As ervas são um assunto bastante vasto, mesmo que se estude uma vida inteira ainda vai faltar muita coisa pra desvendar. Por isso, vamos aos poucos introduzindo esta matéria deliciosa e instigante para despertar cada vez mais a vontade de aprender com as ervas, encontrar sua energia e fazer com que essa interação leve ao nosso autoconhecimento, que é o mais importante! Nos posts anteriores sobre ervas, já mencionamos, em um apanhado geral, a relação das ervas com culturas, povos e religiões e seus usos e benefícios. Hoje vamos nos ater a outras maneiras de trabalhar com as ervas, fazendo um pequeno apanhado através da Alquimia Espargírica e a Fitoenergética. Segundo Bruno J. Gimenes, autor do livro “Fitoenergética: A energia das plantas no Equilíbrio da Alma” a Fitoenergética “é um sistema natural de cura, equilíbrio e elevação da consciência através da energia das plantas (fitoenergia)...” , neste livro o autor expressa as possibilidades de trabalhar com um selecionado de