Pular para o conteúdo principal

As ervas e seu poder mágico - além do físico

Nesta postagem vamos falar um pouco mais do uso das ervas pelos povos antigos e seus feitos mágicos, além de descrever um pouco sobre seu uso fitoterápico.

Imagem Internet
As plantas são um dos maiores grupos de seres vivos da Terra, elas cobrem boa parte dos ambientes terrestres do planeta. Por ser um elemento natural tão vasto, desde os primórdios da civilização técnicas e conceitos de cura são intuídos, desvendados e transmitidos através de gerações. Quem se dedica dentro da matéria de botânica ao estudo do uso das plantas pelos povos é a etnobotânica.

Imagem Internet
A cultura indígena, dita Xamânica, faz uso das ervas medicinais de forma a transcender o físico. Pajés/Xamãs costumam receitar ervas para cura se baseando não só nos sintomas físicos, mas por terem desenvolvidas suas percepções psíquicas, prescrevem poções para cura da alma.
Da mesma forma se verifica nos ritos afro-brasileiros, como por exemplo, a Umbanda, o uso de ervas é feito para auxiliar nas sessões espirituais, na defumação, nos banhos, enfim, na cura.


Imagem Internet
Na Magia/Bruxaria Natural o uso das ervas é primordial. É feito na confecção de poções, banhos, incensos, amuletos e ritos em geral. Seu uso é milenar e está descrito nos estudos históricos das culturas Nórdicas, Irlandesas (Celtas), pontos da Europa, África, Oceania e Ásia onde há a Cultura Chinesa com grande representatividade - a chamada Medicina Chinesa.

Imagem Internet - Uso de fitoterapicos
na rede de hospitais do RJ

Na década de 1950, com o desenvolvimento da indústria farmacêutica, o uso de plantas medicinais para prevenção e cura de doenças ficou esquecido, voltando a ser valorizado na década de 1980 com a retomada de estudos sobre a fitoterapia que desde então começou a ser implantada na rede de saúde pública.




A flora medicinal representa um tesouro vasto e valioso que desperta não só a cura física mas principalmente a cura das feridas da alma. Elas são um meio para o equilíbrio psíquico-espiritual. Há muito ainda do que falar sobre ervas, em um próximo post escreverei sobre ervas específicas, as que costumam ser mais usadas para curas físicas e também seus usos na conquista do equilíbrio mente-corpo-espírito. Caso queira esclarecer alguma dúvida ou tenha algum comentário, crítica ou sugestão deixe sua mensagem.




Saudações de Paz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mantra Shiva Shambo

Este Mantra, que celebra Shiva, é de uma força marcante. Alegra o coração, os ambientes, aqueles que o entoam. Fortalece o espírito, afastando qualquer mal. Mantra de cura, de fortalecimento, de atração das mais elevadas vibrações. O mantra "Jaya Jaya Shiva Shambho, Máha déva Shambho" significa "Viva o Senhor Supremo, a um auspicioso que traz felicidade e alegria, que habita nos corações de todos!" E então, vamos cantar com Shiva? Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo

#7 Chakras - SAHASRARA, o Chakra Coronário

Este chakra, quando ativado, nos conduz à grande e absoluta Consciência, a inteligência divina, que é fonte de vida, de nossa vida e de toda a existência no planeta. É a chegada, o encontro da serpente Kundalini com Shiva, uma das divindidades mais poderosas e importantes do hinduísmo. Chegamos hoje ao sétimo e último chakra, Sahasrara, a lótus violeta de infinitas pétalas. Segundo a doutrina hindu, Shiva é o deus da "destruição e regeneração" e sua figura pertence à Trindade Trimûrti, junto a Brahma (deus da criação) e Vishnu (deus da preservação). A Shiva é delegado o poder de destruir e de regenerar a energia vital. É tido como "benéfico", pois seu poder é direcionado ao bem. Por sua força, é tido como criador da Yoga, uma prática que objetiva exercitar, no homem e na mulher, uma postura de soberania sobre as energias, utilizando a sabedoria divina para recriar, transformar, destruir e regenerar. (reprodução da internet) Este chakra representa a s

Introdução à Fitoenergética: Alecrim, Alfazema e Arruda

As ervas são um assunto bastante vasto, mesmo que se estude uma vida inteira ainda vai faltar muita coisa pra desvendar. Por isso, vamos aos poucos introduzindo esta matéria deliciosa e instigante para despertar cada vez mais a vontade de aprender com as ervas, encontrar sua energia e fazer com que essa interação leve ao nosso autoconhecimento, que é o mais importante! Nos posts anteriores sobre ervas, já mencionamos, em um apanhado geral, a relação das ervas com culturas, povos e religiões e seus usos e benefícios. Hoje vamos nos ater a outras maneiras de trabalhar com as ervas, fazendo um pequeno apanhado através da Alquimia Espargírica e a Fitoenergética. Segundo Bruno J. Gimenes, autor do livro “Fitoenergética: A energia das plantas no Equilíbrio da Alma” a Fitoenergética “é um sistema natural de cura, equilíbrio e elevação da consciência através da energia das plantas (fitoenergia)...” , neste livro o autor expressa as possibilidades de trabalhar com um selecionado de