Pular para o conteúdo principal

#2 Chakras - SWADHISTANA, o Chakra Sacral

As imensas trocas que as relações sexuais proporcionam residem neste chakra. É neste centro de energia onde se misturam curas e dores, amor, paixão, e emoções. Ao relacionar-se amorosamente e intimamente com alguém, não há apenas uma atividade biológica, instintiva, sexual. Há trocas, e bem intensas, que podem nos levar a uma viagem por dentro do outro, ao sentirmos sua temperatura e ao trazermos para dentro de nós o que ele nos oferece. Swadhistana, a lótus alaranjada de seis pétalas, é o nosso segundo chakra.

Desejos e aflições correm neste chakra feito correntes de água, representando a conexão entre dois que se tornam apenas um, como o eterno Ying-Yang da existência. Swadhistana rege nossas EMOÇÕES, paixões; é a força que interage durante nossos momentos mais intensos. O que desperta suas emoções? E como você as expressa? Sendo nosso ponto de energia umbilical, suas águas estão em constante movimento, representando nossas sensações despertadas pelas memórias, pelo contato com o outro, pelas situações da vida.


(reprodução internet)


Este chakra em equilíbrio nos leva ao fortalecimento da intuição e da percepção interior, despertando nossa criatividade poderosamente alimentada pelas emoções. As águas, mitologicamente, também remetem à cura, à benção, à purificação. Trabalhar este chakra estimula nossa conexão com o que realmente queremos, desejamos. Com nosso guia interior e os segredos que guardamos internamente e que por vezes reprimimos.

Para as mulheres, trabalhar este chakra no período menstrual pode ajudar na oscilação das emoções, pois Swadhistana corresponde às glândulas sexuais e, por consequência, aos órgãos reprodutores, e rege toda a composição aquática do nosso organismo (sangue, sucos gástricos, esperma). A energia desse chakra abrange os rins, bexiga, área pélvica e vesículas.

(reprodução da internet)

Estimulando através das mãos

A palavra sagrada “MUDRA” significa “SELO” em sânscrito. Mudrás são posições dos dedos que estimulam a circulação sanguínea e energética em certos pontos do corpo. Elas ajudam a curar dores e desconfortos, além de trazer estabilidade emocional e saúde vital. Isso se explica pois nossas mãos e dedos estão ligados à mente através de fechos nervosos, por onde circula a energia. Na visão de crenças antigas, as mãos podem abençoar ou amaldiçoar, ferir ou curar, fabricar ou desmontar.


(reprodução da internet)
Jal Mudra (Mudra da Água):

A ponta do dedo mindinho toca o polegar enquanto os outros dedos permanecem em linha reta. Este mudra te orienta no equilíbrio das emoções, estimula a circulação de fluidos. Ajuda a aliviar a prisão de ventre e cólicas, e portanto é de grande ajuda na regulação dos ciclos menstruais e durante a TPM. Melhora a pele também.
Pratique por cerca de 15 minutos três vezes por dia, durante a meditação.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mantra Shiva Shambo

Este Mantra, que celebra Shiva, é de uma força marcante. Alegra o coração, os ambientes, aqueles que o entoam. Fortalece o espírito, afastando qualquer mal. Mantra de cura, de fortalecimento, de atração das mais elevadas vibrações. O mantra "Jaya Jaya Shiva Shambho, Máha déva Shambho" significa "Viva o Senhor Supremo, a um auspicioso que traz felicidade e alegria, que habita nos corações de todos!" E então, vamos cantar com Shiva? Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo

#7 Chakras - SAHASRARA, o Chakra Coronário

Este chakra, quando ativado, nos conduz à grande e absoluta Consciência, a inteligência divina, que é fonte de vida, de nossa vida e de toda a existência no planeta. É a chegada, o encontro da serpente Kundalini com Shiva, uma das divindidades mais poderosas e importantes do hinduísmo. Chegamos hoje ao sétimo e último chakra, Sahasrara, a lótus violeta de infinitas pétalas. Segundo a doutrina hindu, Shiva é o deus da "destruição e regeneração" e sua figura pertence à Trindade Trimûrti, junto a Brahma (deus da criação) e Vishnu (deus da preservação). A Shiva é delegado o poder de destruir e de regenerar a energia vital. É tido como "benéfico", pois seu poder é direcionado ao bem. Por sua força, é tido como criador da Yoga, uma prática que objetiva exercitar, no homem e na mulher, uma postura de soberania sobre as energias, utilizando a sabedoria divina para recriar, transformar, destruir e regenerar. (reprodução da internet) Este chakra representa a s

Introdução à Fitoenergética: Alecrim, Alfazema e Arruda

As ervas são um assunto bastante vasto, mesmo que se estude uma vida inteira ainda vai faltar muita coisa pra desvendar. Por isso, vamos aos poucos introduzindo esta matéria deliciosa e instigante para despertar cada vez mais a vontade de aprender com as ervas, encontrar sua energia e fazer com que essa interação leve ao nosso autoconhecimento, que é o mais importante! Nos posts anteriores sobre ervas, já mencionamos, em um apanhado geral, a relação das ervas com culturas, povos e religiões e seus usos e benefícios. Hoje vamos nos ater a outras maneiras de trabalhar com as ervas, fazendo um pequeno apanhado através da Alquimia Espargírica e a Fitoenergética. Segundo Bruno J. Gimenes, autor do livro “Fitoenergética: A energia das plantas no Equilíbrio da Alma” a Fitoenergética “é um sistema natural de cura, equilíbrio e elevação da consciência através da energia das plantas (fitoenergia)...” , neste livro o autor expressa as possibilidades de trabalhar com um selecionado de