Pular para o conteúdo principal

Camomila, Carqueja e Capim Limão: usos mágicos e cura pelas ervas

Foto site Tua Saúde

Continuando a nossa apresentação sobre ervas e plantas medicinais, hoje falaremos mais um pouco de mais 3 delas, como já falado, abordaremos sob a luz da fitoenergética e da Espagíria Alquímica, vamos a elas:

Camomila 
imagem internet

Camomila – Planta de origem Européia, mas bem aclimatada no Brasil. Seu chá é calmante, relaxante e facilita a ação digestiva além de clarear os cabelos, em compressas: descansa os olhos, é anti-inflamatório da pele, aplicado morno ao ventre dos bebês faz expelir gases. Na fitoenergética , alguns de seus usos são para eliminar o medo e a falta de fé, gerando otimismo.

Carqueja - imagem internet
Carqueja – Arbusto altamente medicinal, cresce aproximadamente 1m de altura. É usada habitualmente em forma de chá para curar úlceras, afecções do fígado, anemia, diabetes, má digestão, reumatismo, gota e má circulação do sangue. Na fitoenergética é usada para trazer tolerância, reduzir o sentimento de possessividade, dentre outros.

Capim limão 
do meu quintal


Capim limão – também chamado de capim cidreira ou capim santo é uma erva muito aromática, com óleo essencial rico em citral que exala o perfume característico de limão. Seu chá é calmante e analgésico, alivia também cólicas uterinas e intestinais. Na fitoenergética auxilia no tratamento contra a insônia, favorecendo um sono vitalizador e energizante. 








As plantas medicinais são mais potentes quando administradas em conjunto. O que costumamos ver no dia a dia é, por exemplo, tomar um chá de carqueja para ajudar na digestão. Fazer isso é bom, mas não é o bastante, porque o problema normalmente está mais além do que somente uma azia ou uma pequena dor no estômago. Tanto a fitoenergética quanto a Espagíria Alquímica estudam e aplicam o poder das plantas objetivando a integralidade do ser ( cura física, emocional e espiritual). Vamos nos aprofundando aos poucos. Por hoje ficamos por aqui, dúvidas, sugestões, deixe-nos um comentário.


Saudações de Paz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mantra Shiva Shambo

Este Mantra, que celebra Shiva, é de uma força marcante. Alegra o coração, os ambientes, aqueles que o entoam. Fortalece o espírito, afastando qualquer mal. Mantra de cura, de fortalecimento, de atração das mais elevadas vibrações. O mantra "Jaya Jaya Shiva Shambho, Máha déva Shambho" significa "Viva o Senhor Supremo, a um auspicioso que traz felicidade e alegria, que habita nos corações de todos!" E então, vamos cantar com Shiva? Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo

#7 Chakras - SAHASRARA, o Chakra Coronário

Este chakra, quando ativado, nos conduz à grande e absoluta Consciência, a inteligência divina, que é fonte de vida, de nossa vida e de toda a existência no planeta. É a chegada, o encontro da serpente Kundalini com Shiva, uma das divindidades mais poderosas e importantes do hinduísmo. Chegamos hoje ao sétimo e último chakra, Sahasrara, a lótus violeta de infinitas pétalas. Segundo a doutrina hindu, Shiva é o deus da "destruição e regeneração" e sua figura pertence à Trindade Trimûrti, junto a Brahma (deus da criação) e Vishnu (deus da preservação). A Shiva é delegado o poder de destruir e de regenerar a energia vital. É tido como "benéfico", pois seu poder é direcionado ao bem. Por sua força, é tido como criador da Yoga, uma prática que objetiva exercitar, no homem e na mulher, uma postura de soberania sobre as energias, utilizando a sabedoria divina para recriar, transformar, destruir e regenerar. (reprodução da internet) Este chakra representa a s

Introdução à Fitoenergética: Alecrim, Alfazema e Arruda

As ervas são um assunto bastante vasto, mesmo que se estude uma vida inteira ainda vai faltar muita coisa pra desvendar. Por isso, vamos aos poucos introduzindo esta matéria deliciosa e instigante para despertar cada vez mais a vontade de aprender com as ervas, encontrar sua energia e fazer com que essa interação leve ao nosso autoconhecimento, que é o mais importante! Nos posts anteriores sobre ervas, já mencionamos, em um apanhado geral, a relação das ervas com culturas, povos e religiões e seus usos e benefícios. Hoje vamos nos ater a outras maneiras de trabalhar com as ervas, fazendo um pequeno apanhado através da Alquimia Espargírica e a Fitoenergética. Segundo Bruno J. Gimenes, autor do livro “Fitoenergética: A energia das plantas no Equilíbrio da Alma” a Fitoenergética “é um sistema natural de cura, equilíbrio e elevação da consciência através da energia das plantas (fitoenergia)...” , neste livro o autor expressa as possibilidades de trabalhar com um selecionado de