Pular para o conteúdo principal

Introdução à Fitoenergética: Alecrim, Alfazema e Arruda

As ervas são um assunto bastante vasto, mesmo que se estude uma vida inteira ainda vai faltar muita coisa pra desvendar. Por isso, vamos aos poucos introduzindo esta matéria deliciosa e instigante para despertar cada vez mais a vontade de aprender com as ervas, encontrar sua energia e fazer com que essa interação leve ao nosso autoconhecimento, que é o mais importante!

Nos posts anteriores sobre ervas, já mencionamos, em um apanhado geral, a relação das ervas com culturas, povos e religiões e seus usos e benefícios. Hoje vamos nos ater a outras maneiras de trabalhar com as ervas, fazendo um pequeno apanhado através da Alquimia Espargírica e a Fitoenergética. Segundo Bruno J. Gimenes, autor do livro “Fitoenergética: A energia das plantas no Equilíbrio da Alma” a Fitoenergética “é um sistema natural de cura, equilíbrio e elevação da consciência através da energia das plantas (fitoenergia)...” , neste livro o autor expressa as possibilidades de trabalhar com um selecionado de plantas descritas no livro e com outras utilizando seu poder energético de cura para o equilíbrio integral do ser.

Reprodução da Internet

Abaixo um video do youtube explicando um pouco do trabalho da Fitoenergética.



Sendo assim, para início de apresentação faremos a descrição de 3 ervas conforme os estudos de Fitoenergética e Alquimia Espagírica que é o uso da fitoterapia com técnicas da alquimia. Bem, sem mais delongas vamos a elas:


Alecrim do quintal

Alecrim – Planta de origem européia, a ela são atribuídos poderes místicos “ planta que só nasce no jardim dos justos”. Na Fitoenergética , seu chá tem o poder de tratar traumas, medos e outros aspectos negativos. Auxilia na vontade de mudar e conhecer o novo. Em seu uso mágico xamãnico, é comum ser colocada em brasa para que sua fumaça afaste os maus fluidos.








Alfazema - foto internet
Alfazema – Planta que tem seu nome de origem árabe; há relatos sobre mulheres na região norte da áfrica que usavam as folhas e flores para se proteger dos maus tratos dos maridos. Na fitoenergética , alguns de seus usos são para favorecer a lida com muitas coisas ao mesmo tempo sem gerar estresse, criar visão estratégica da vida e respeitar os limites das outras pessoas, dentre outras. Em seu uso mágico, dormir sobre alguns ramos de alfazema é eficaz para afastar pesadelos e auxiliar no trato da depressão. O banho com flores e folhas de alfazema leva pureza ao espírito.


Arruda do quintal


Arruda – Planta com origem ainda não definida. Provavelmente é oriunda dos Balcãs. É utilizada para regularizar o ciclo menstrual, por isso deve ser usada com cuidado, pois é abortiva. Tida como planta de poderes ocultos, sua energia de proteção a maus olhados é a mais utilizada. Nos templos de culto afro brasileiro como a Umbanda ela é utilizada para benzedura com a função de afastar o mau-olhado e trazer felicidade. Na fitoenergética, um de seus usos é para trazer força para superar desejos não realizados, eliminando a frustração e o sentimento de fracasso.






Por hoje vamos ficando por aqui. Se tiver alguma dúvida ou sugestão não hesite em deixar seu comentário! O estudo sobre as ervas é extenso, sua prática é o que nos ajuda a crescer e melhorar a cada dia, por isso é importante a pesquisa aliada com a prática! Nos próximos posts vamos descrever outras ervas, até lá!



Saudações de Paz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mantra Shiva Shambo

Este Mantra, que celebra Shiva, é de uma força marcante. Alegra o coração, os ambientes, aqueles que o entoam. Fortalece o espírito, afastando qualquer mal. Mantra de cura, de fortalecimento, de atração das mais elevadas vibrações. O mantra "Jaya Jaya Shiva Shambho, Máha déva Shambho" significa "Viva o Senhor Supremo, a um auspicioso que traz felicidade e alegria, que habita nos corações de todos!" E então, vamos cantar com Shiva? Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo

#7 Chakras - SAHASRARA, o Chakra Coronário

Este chakra, quando ativado, nos conduz à grande e absoluta Consciência, a inteligência divina, que é fonte de vida, de nossa vida e de toda a existência no planeta. É a chegada, o encontro da serpente Kundalini com Shiva, uma das divindidades mais poderosas e importantes do hinduísmo. Chegamos hoje ao sétimo e último chakra, Sahasrara, a lótus violeta de infinitas pétalas. Segundo a doutrina hindu, Shiva é o deus da "destruição e regeneração" e sua figura pertence à Trindade Trimûrti, junto a Brahma (deus da criação) e Vishnu (deus da preservação). A Shiva é delegado o poder de destruir e de regenerar a energia vital. É tido como "benéfico", pois seu poder é direcionado ao bem. Por sua força, é tido como criador da Yoga, uma prática que objetiva exercitar, no homem e na mulher, uma postura de soberania sobre as energias, utilizando a sabedoria divina para recriar, transformar, destruir e regenerar. (reprodução da internet) Este chakra representa a s