Pular para o conteúdo principal

Cromoterapia: A cura pelas cores

História da Cromoterapia

O uso da medicina das cores é tão antigo quanto qualquer outro tratamento medicinal. A Fototerapia (terapia das luzes em que se utiliza principalmente banhos de luz solar) foi praticada no Antigo Egito, na Grécia, China e na Índia. Dados históricos relatam que os egípcios utilizavam a luz do sol assim como as cores para processos de cura desde 2000 a.C.

De acordo com a mitologia Egípcia, a arte da cromoterapia foi descoberta pelo deus Thot. Nas tradições herméticas os anciãos egípcios e gregos usavam pedras coloridas, cristais, pomadas e tinturas como remédios e havia locais em que se faziam pinturas coloridas nos corpos das pessoas doentes para as tratarem com as cores. Na Grécia antiga as cores estavam intimamente ligadas a cura que para os gregos significava o restabelecer do equilíbrio entre mente, corpo e espírito.


Cromoterapia nos dias de hoje

Hoje sabemos pelo avanço da ciência que as cores são comprimentos de onda de energia eletromagnética vistos através de nossos olhos. A cor que vemos é a parte do espectro visível que é refletida ao olharmos para um determinado objeto. A energia de cura das cores, conhecida como cromoterapia, pode ser implementada de várias maneiras. 

No tratamento cromoterápico as cores atuam como componentes equilibrantes, ou seja, se verifica qual cor é mais necessária por determinada pessoa ou é dado o tratamento com a cor oposta àquela que uma pessoa tem demais. Por exemplo, em um primeiro momento de tratamento pode-se diagnosticar que uma pessoa muito ansiosa, com muito estresse está cheia de “vermelho” então precisa receber doses de “azul” (calmante)para atingir o equilíbrio.

Reprodução da Internet
Antes de descrever o poder curativo de cada espectro de cor, algumas considerações importantes sobre as cores:
  • ·         A cor é uma das línguas da alma, basta olhar para pinturas inspiradas ou meditativas e perceber seus sentidos serem aguçados.
  • ·         Elas influenciam nosso humor e emoções.
  • ·         Elas têm grande impacto sobre a nossa sensação de bem-estar ou inquietação.
  • ·     Usar  ou evitar certas cores é uma forma de auto-expressão;  Esse comportamento diz muito  sobre a nossa personalidade.
  • ·       As cores afetam nosso modo de percepção (as cores claras fazem um espaço parecer grande, um teto alto parece mais baixo quando pintado em uma cor escura, etc.)
  • ·  As cores têm um significado simbólico que é imediatamente reconhecido pelo nosso subconsciente. Deve ser dito que nem todas as cores significam o mesmo para todas as pessoas e todas as culturas.
  • ·         Elas influenciam o fluxo e a quantidade de energia em nossos corpos.

Depois destas considerações, veja abaixo os detalhes sobre o que representa cada cor e como elas atuam em nossa cura, equilíbrio e bem estar.

Vermelho:
Propriedades de cura: traz calor, paixão e estimulo, portanto é bom para quem está com muita fadiga, cansaço, para curar resfriados, aquecer o coração de pessoas frias e passivas. Vermelho energiza o coração e a circulação sanguínea, aumenta a pressão arterial baixa. Energiza todos os órgãos e os sentidos: audição, olfato, paladar, visão e toque. Aumenta o desejo e a atividade sexual. Estimula a ovulação e a menstruação. Não se deve tratar o câncer com vermelho, porque essa cor estimulará o crescimento celular!

Laranja: 
Propriedades de cura: É quente, vibrante. Essa cor tem uma ação libertadora sobre o corpo e a mente, aliviando as repressões. O laranja mostra novas possibilidades e outras opções na vida. Estimula o pensamento criativo e o desperta com entusiasmo por projetos ou novos estilos de vida e também ajuda a assimilar idéias novas. 

Amarelo: 
Propriedades de cura: O amarelo ajuda a fortalecer os nervos e a mente. Ele ajuda a despertar a inspiração mental e estimula conexão com o astral superior. É uma cor excelente para os nervos em geral . 
Ele também energiza os músculos. 

Verde:
Propriedades curativas: O verde é a cor da natureza e da terra. É a cor do equilíbrio e da harmonia. Em essência possui uma influência calmante sobre a mente e o corpo. Não é nem relaxante nem adstringente em seu impacto. A cor verde pode ser usada para praticamente qualquer condição que necessite de cura. O uso da cor verde traz harmonia psicológica e emocional e proporciona o equilíbrio.

Azul
Propriedades de cura: Azul é calmante, antisséptico e adstringente.  Dr. Edwin Babbitt, em seu clássico, “Principles of light and color” (tradução livre minha: Os Princípios de Luz e Cor), afirma que "O raio azul é um dos maiores antissépticos do mundo". 
Alivia inflamações (incluindo as dolorosas inflamações reumáticas), febre, pressão arterial elevada, interrompe hemorragias, alivia dores de cabeça, enxaquecas, acalma fortes emoções como raiva, fúria ou histeria. Traz tranqüilidade. Anti-comichão. Anti-irritação (por exemplo, vermelhidão da pele), anti-stress. Acalma o sofrimento.

Índigo
Propriedades de cura: a cor índigo é uma grande purificadora da corrente sanguínea e também beneficia problemas mentais. É um agente libertador e purificador. A cor índigo combina o azul profundo da devoção com um traço de vermelho estabilizador e objetivo. É refrescante, energético e adstringente. O índigo liga e estimula o chacra da testa (terceiro olho) e controla a glândula pineal. Ele governa tanto a percepção física quanto a espiritual. É uma cor muito usada para tratar doenças dos olhos e ouvidos.

Violeta
Propriedades de cura: Esta é a cor da transformação e da transmutação. Ela cura melancolia, histeria, delírios e vício de álcool e proporciona insights espirituais e renovação. Esta cor acalma e ameniza taquicardias; Estimula o baço e a produção dos glóbulos brancos (melhora a imunidade). Auxilia a acalmar a mente facilitando o sono. Suaviza o estresse mental e emocional. Ajuda a suportar a sensibilidade à dor. Esta cor também ajuda nos processos de desintoxicação.

Branco
Propriedades curativas: O branco é a cor perfeita, pois ela é todas as cores em uma, em perfeito equilíbrio e harmonia. É a cor do Espírito desperto; A luz da perfeição; A luz da Consciência Cósmica, a Luz Divina. Talvez você já tenha ouvido falar de terapeutas holísticos que afirmam que a "Luz Branca é a mais indicada para Cura e Proteção". A luz branca aumenta a vibração da consciência e do corpo, trazendo harmonia em todos os aspectos da vida. Direcionar o branco para uma parte do corpo que precisa de cura é uma das maneiras mais rápidas de voltar ao equilíbrio.

Estas são as cores mais utilizadas em processos de cura com cromoterapia.

A minha dica é: use estas cores de formas variadas – como roupas, lençóis, toalhas e mentalizem que as cores estão te auxiliando a curar o que precisa ser curado. E meditem com elas! Façam a experiência deste contato que certamente vocês terão surpresas positivas que trarão o equilíbrio e bem estar físico, mental e corporal. 



Saudações de Paz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mantra Shiva Shambo

Este Mantra, que celebra Shiva, é de uma força marcante. Alegra o coração, os ambientes, aqueles que o entoam. Fortalece o espírito, afastando qualquer mal. Mantra de cura, de fortalecimento, de atração das mais elevadas vibrações. O mantra "Jaya Jaya Shiva Shambho, Máha déva Shambho" significa "Viva o Senhor Supremo, a um auspicioso que traz felicidade e alegria, que habita nos corações de todos!" E então, vamos cantar com Shiva? Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo

#7 Chakras - SAHASRARA, o Chakra Coronário

Este chakra, quando ativado, nos conduz à grande e absoluta Consciência, a inteligência divina, que é fonte de vida, de nossa vida e de toda a existência no planeta. É a chegada, o encontro da serpente Kundalini com Shiva, uma das divindidades mais poderosas e importantes do hinduísmo. Chegamos hoje ao sétimo e último chakra, Sahasrara, a lótus violeta de infinitas pétalas. Segundo a doutrina hindu, Shiva é o deus da "destruição e regeneração" e sua figura pertence à Trindade Trimûrti, junto a Brahma (deus da criação) e Vishnu (deus da preservação). A Shiva é delegado o poder de destruir e de regenerar a energia vital. É tido como "benéfico", pois seu poder é direcionado ao bem. Por sua força, é tido como criador da Yoga, uma prática que objetiva exercitar, no homem e na mulher, uma postura de soberania sobre as energias, utilizando a sabedoria divina para recriar, transformar, destruir e regenerar. (reprodução da internet) Este chakra representa a s

Introdução à Fitoenergética: Alecrim, Alfazema e Arruda

As ervas são um assunto bastante vasto, mesmo que se estude uma vida inteira ainda vai faltar muita coisa pra desvendar. Por isso, vamos aos poucos introduzindo esta matéria deliciosa e instigante para despertar cada vez mais a vontade de aprender com as ervas, encontrar sua energia e fazer com que essa interação leve ao nosso autoconhecimento, que é o mais importante! Nos posts anteriores sobre ervas, já mencionamos, em um apanhado geral, a relação das ervas com culturas, povos e religiões e seus usos e benefícios. Hoje vamos nos ater a outras maneiras de trabalhar com as ervas, fazendo um pequeno apanhado através da Alquimia Espargírica e a Fitoenergética. Segundo Bruno J. Gimenes, autor do livro “Fitoenergética: A energia das plantas no Equilíbrio da Alma” a Fitoenergética “é um sistema natural de cura, equilíbrio e elevação da consciência através da energia das plantas (fitoenergia)...” , neste livro o autor expressa as possibilidades de trabalhar com um selecionado de