Pular para o conteúdo principal

Momentos de perda - do luto à renovação


Muitas das lições espirituais que as perdas nos ensinam não são reconhecidas enquanto estamos no meio delas. Só mais tarde vemos os ensinamentos  que essas experiências nos ofereceram. Estas lições podem ajudar  quando passarmos por  outros momentos de perda em nossas vidas. Esse aprendizado não vai eliminar as dores futuras, mas pode nos trazer maior força e esperança  no transcorrer dos dias que seguem. Pode nos dar coragem para permanecermos  firmes, apesar da dor, confiando  na ajuda de amparadores  espirituais que estarão ao nosso lado e nos auxiliarão no processo, não importando a sua religião ou o nome que você dá a esses seres que nos ajudam amorosamente sempre que solicitamos  sua ajuda.

Foto Internet
Quando nos deparamos  com a morte de um ente querido, de um amigo, um divórcio, uma doença crítica ou demissão do trabalho, é difícil acreditar que temos força interna suficiente para lidar com a situação tal qual se apresenta. É  neste momento que precisamos e podemos extrair o poder e a força plantados em nosso espírito pelo nosso aprendizado  espiritual e autoconhecimento. Se temos o habito de práticas espirituais de conexão com a nossa essência,  temos um imenso reservatório interno de  força para nos fazer passar pelo que parece impossível. Nesses momentos testemunhamos a nossa capacidade de recuperação quando somos apunhalados  pelos golpes horríveis da perda.

Se não cultivamos uma prática de meditação, de conexão com nossa essência e espiritualidade, é comum que nossas emoções de dor  nos desestabilizem muito. Na dor e solidão inerentes à nossa perda, pode parecer que não há saída. Sentimentos de desconforto, inexatidão e  emoções desoladas de vazio, ansiedade e tristeza tomam nosso ser.



Nesse momento é  bem provável que precisemos buscar ajuda. O auxílio de amigos, de um local que trabalhe com temas do despertar do autoconhecimento e espiritualidade ou até profissionais que lidam com esses processos de perdas  trarão alento.  Eles não tem o poder de tirar  ou diminuir a dor da perda, mas podem  nos ajudar a encontrar o caminho para passar por este difícil processo emocional enquanto nos movemos lentamente para o equilíbrio.

A energia que colocamos nas duras emoções de nossa perda deve ser redirecionada para fontes que dão vida a novos começos e a cura contínua. Não podemos seguir em frente se as correntes de chumbo da culpa, do ódio, da raiva, do medo, da insegurança e de ressentimentos nos mantêm presos ao passado.

Quando olharmos para trás, veremos, talvez com muita surpresa, que os dias (possivelmente anos) de agitação e angústia proporcionados pelas perdas estavam mantendo as sementes de um novo crescimento. Transformação espiritual é sempre um processo de nascimento-morte-renascimento. É uma visão da vida através da batalha para uma nova vida. As perdas são uma parte desta viagem. Não podemos evitá-las. O que podemos fazer é abrir-nos a este processo de desdobramento. Podemos confiar que algo novo acontecerá em seguida após nosso tempo de morte e destruição. Esta verdade está no coração do crescimento e desenvolvimento espiritual. 


Saudações de Paz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mantra Shiva Shambo

Este Mantra, que celebra Shiva, é de uma força marcante. Alegra o coração, os ambientes, aqueles que o entoam. Fortalece o espírito, afastando qualquer mal. Mantra de cura, de fortalecimento, de atração das mais elevadas vibrações. O mantra "Jaya Jaya Shiva Shambho, Máha déva Shambho" significa "Viva o Senhor Supremo, a um auspicioso que traz felicidade e alegria, que habita nos corações de todos!" E então, vamos cantar com Shiva? Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo

#7 Chakras - SAHASRARA, o Chakra Coronário

Este chakra, quando ativado, nos conduz à grande e absoluta Consciência, a inteligência divina, que é fonte de vida, de nossa vida e de toda a existência no planeta. É a chegada, o encontro da serpente Kundalini com Shiva, uma das divindidades mais poderosas e importantes do hinduísmo. Chegamos hoje ao sétimo e último chakra, Sahasrara, a lótus violeta de infinitas pétalas. Segundo a doutrina hindu, Shiva é o deus da "destruição e regeneração" e sua figura pertence à Trindade Trimûrti, junto a Brahma (deus da criação) e Vishnu (deus da preservação). A Shiva é delegado o poder de destruir e de regenerar a energia vital. É tido como "benéfico", pois seu poder é direcionado ao bem. Por sua força, é tido como criador da Yoga, uma prática que objetiva exercitar, no homem e na mulher, uma postura de soberania sobre as energias, utilizando a sabedoria divina para recriar, transformar, destruir e regenerar. (reprodução da internet) Este chakra representa a s

Introdução à Fitoenergética: Alecrim, Alfazema e Arruda

As ervas são um assunto bastante vasto, mesmo que se estude uma vida inteira ainda vai faltar muita coisa pra desvendar. Por isso, vamos aos poucos introduzindo esta matéria deliciosa e instigante para despertar cada vez mais a vontade de aprender com as ervas, encontrar sua energia e fazer com que essa interação leve ao nosso autoconhecimento, que é o mais importante! Nos posts anteriores sobre ervas, já mencionamos, em um apanhado geral, a relação das ervas com culturas, povos e religiões e seus usos e benefícios. Hoje vamos nos ater a outras maneiras de trabalhar com as ervas, fazendo um pequeno apanhado através da Alquimia Espargírica e a Fitoenergética. Segundo Bruno J. Gimenes, autor do livro “Fitoenergética: A energia das plantas no Equilíbrio da Alma” a Fitoenergética “é um sistema natural de cura, equilíbrio e elevação da consciência através da energia das plantas (fitoenergia)...” , neste livro o autor expressa as possibilidades de trabalhar com um selecionado de