Pular para o conteúdo principal

Cura prânica


Reprodução Internet

O que é a cura prânica?

A Cura Prânica é praticada com o que já está na natureza. Não se destina a substituir a Medicina Alopática, ou qualquer outro método de cura. Esta prática pode ser usada sozinha ou em conjunto com qualquer outra prática. A cura prânica usa as forças presentes na natureza, juntamente com as habilidades inatas do corpo, como fundamento para que se efetive a cura.

As técnicas fundamentais podem ser aprendidas por qualquer pessoa, são instruções simples, normalmente passadas em apenas um curso de fim de semana.

O Fundador da Cura Prânica Moderna é o Mestre de Energia Chinesa, Choa Kok Sui.

Mestre Choa Kok Sui
Imagem Internet

Os princípios na cura prânica

O corpo tem a capacidade inata de curar a si mesmo. Para que isso ocorra, a força vital, ou energia vital, deve estar presente.
Vamos entender um pouco mais sobre isso. A função do nosso corpo é estar em equilíbrio sempre. Podemos ativar o sistema imunológico do corpo com drogas, mas é o corpo que processa a cura.
O corpo tem inteligência própria. Se não fosse assim estaríamos o tempo todo informando para ele o que fazer. Pode imaginar isso? Não haveria tempo para fazer mais nada! O corpo tem a capacidade de controlar e energizar seu próprio sistema, quando está em plenitude das suas funções. Para que o corpo possa curar é preciso que haja força vital (energia vital). Ou seja, sem força vital, a cura não pode ocorrer, pois o corpo está morto.
Existem várias fontes desta força vital ou "Prana". As fontes incluem o ambiente, isto é, o sol, o ar, a terra, as plantas. Recebemos algum prana dos alimentos que comemos, dos animais e de outras pessoas e fontes espirituais.

Captação de Prana
Imagem Internet
Todos nós, em um momento ou outro já fomos ou continuamos sendo uma fonte de energia para outras pessoas. Certamente você se lembra de alguma vez que você estava se sentindo ótimo e um amigo telefonou, ou veio até você, dizendo que estava deprimido e precisava de sua ajuda. Naquele momento seus amigos buscavam uma sensação melhor, no entanto, você foi “sugado” nas suas energias. Você provavelmente até ficou feliz por poder ajudar, mas se sentiu aliviado quando eles foram embora! Você sabe por que isso aconteceu?

A resposta vamos entender por analogia. A energia e a água operam de forma semelhante. Se houver dois recipientes interligados por uma passagem, preencha um com água, e ambos ficarão meio cheios. Ou seja, a menos que a passagem esteja obstruída ou cheia, o líquido buscará o equilíbrio entre os dois recipientes, fluindo sempre do mais cheio para o vazio. Quando você estava se sentindo super feliz e seu amigo estava “pra baixo”, adivinha quem estava cheio? VOCÊ!!! 

Sugando energia
Imagem internet

A pergunta que você deve estar se fazendo é como eu posso ajudar sem ser drenado das minhas energias? Outra boa pergunta é onde está essa energia armazenada e como faço para obter mais? As primeiras técnicas de cura aprendidas na cura prânica são: como controlar o fluxo de energia e como remover anexos e ligações energéticas de pessoas e situações negativas.


Anatomia energética

Sabemos, através da tecnologia, que existem muitas frequências ao nosso redor que não podemos ver. Nós criamos muitos instrumentos para utilizar estas várias frequências. Tudo, desde microondas a raios-x, sinais de televisão e de rádio, tudo isso é invisível. No entanto, acreditamos nessas frequências porque as usamos e interagimos com elas sem qualquer hesitação.

Este é um ótimo momento na história para falarmos sobre a Energia e a Cura Prânica porque todos nós estamos tão familiarizados com termos e conceitos de energia, que a explicação se torna mais fácil.

Entendemos que tudo é Energia, independentemente da densidade da energia. Na Engenharia Elétrica há algo chamado de a regra da mão direita. Simplificando,esta regra nos diz que se você tem um fio de cobre e imprime corrente elétrica através desse fio, ele irá formar um campo eletromagnético em torno de si, e ele irá girar em uma direção, no caso para a direita.

Hoje já existem instrumentos que podem detectar a resistência e as impurezas no fio elétrico medindo a regularidade no campo eletromagnético fora do fio. Levando essa concepção da eletricidade para o nosso corpo já sabemos também por estudos e pesquisas que o corpo físico tem impulsos bioplásmicos fluindo através dele. O corpo age como o fio de cobre para que os impulsos bioplásmicos fluam. Esta corrente que flui através do corpo forma um campo bio-eletromagnético em torno do corpo. Isso é comumente conhecido como o campo Bio-plasmático, ou o campo etérico ou o campo áurico. Este campo áurico é o recipiente que contém o Prana ou força vital. Ele é composto de várias camadas.

Alguns estudiosos desses campos áuricos - divididos em camadas - afirmam que cada camada áurica está relacionada aos 7 principais chacras do corpo humano. Os chacras, como já visto aqui no blog são rodas de energia. Eles reúnem energia e a transformam em algo "digerível" aos corpos sutis e físico. Os chacras, giram em duas direções, quando em perfeito estado. Em uma direção absorvem o Prana fresco e limpo e em outra direção expelem a energia usada ou enferma. Eles também fornecem Prana, (força vital), aos nossos órgãos internos usando nossos sistema de meridianos.Os meridianos são canais de energia ( como linhas) que passam por nosso corpo, muito utilizados na acupuntura.


Prana fluindo pelos meridianos
imagem internet

Se você que está lendo este texto já leu os textos sobre chacras, sabe que existem sete grandes chacras, que estão localizados na frente do corpo, porém há também chacras menores, como os localizados nas mãos, pés e baço. E ainda mini chacras que estão localizados nas pontas dos dedos, e micro chacras como aqueles pontos vistos nos cartazes de acupuntura. 

Os sete grandes chacras fornecem energia etérica aos órgãos dentro de nosso corpo. Então, apenas para recapitular rapidamente, nossa anatomia energética é composta de nossos chacras, (rodas de energia), os meridianos (as linhas ) e o campo áurico (campo que emana energia em torno do corpo). O campo áurico é o plano energético que o corpo físico segue.

Para deixar claro, entendamos uma coisa: o corpo é a última coisa que aparece no mundo físico, não a primeira. Assim como o modelo para a árvore já está contido na semente, assim o plano energético para o corpo está presente antes que o corpo seja criado. Tudo o que acontece no mundo físico acontece primeiro no mundo energético. Por isso é sempre interessante estar com os sistemas alinhados e equilibrados para que não haja brecha para a manifestação de doenças no corpo físico. Uma das técnicas para auxiliar nesse alinhamento é a da cura prânica.


Técnicas de cura prânica

Limpeza e energização são as duas técnicas usadas na cura prânica. Antes de qualquer energia ser dada, a energia negativa, suja, doente ou contaminada precisa ser removida e descartada adequadamente, assim se dá a limpeza. 

Depois da limpeza pode se proceder à técnica da energização, mas você se lembra que mencionei anteriormente no texto que o corpo tende a regular seu próprio sistema energético se for permitido fazê-lo? Então, se o sistema de energia está limpo e consequentemente os chacras também estão limpos, dessa forma eles conseguem absorver o prana limpo por conta própria. Sendo assim, talvez não seja preciso depois da limpeza utilizar a energização, pois com o corpo limpo, os chacras conseguem por si só captar o prana e recuperar o equilíbrio.

Eu acredito que absolutamente todos podem se beneficiar das técnicas de cura prânica de uma maneira ou de outra. Quer se trate de aprender a ajudar sem ser drenado, ou para manter seu corpo saudável, ou para ajudar a sua família, e até mesmo seus animais de estimação. Caso queira estudar, o método de cura prânica tem algo muito bom a oferecer!



Saudações de Paz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mantra Shiva Shambo

Este Mantra, que celebra Shiva, é de uma força marcante. Alegra o coração, os ambientes, aqueles que o entoam. Fortalece o espírito, afastando qualquer mal. Mantra de cura, de fortalecimento, de atração das mais elevadas vibrações. O mantra "Jaya Jaya Shiva Shambho, Máha déva Shambho" significa "Viva o Senhor Supremo, a um auspicioso que traz felicidade e alegria, que habita nos corações de todos!" E então, vamos cantar com Shiva? Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo

#7 Chakras - SAHASRARA, o Chakra Coronário

Este chakra, quando ativado, nos conduz à grande e absoluta Consciência, a inteligência divina, que é fonte de vida, de nossa vida e de toda a existência no planeta. É a chegada, o encontro da serpente Kundalini com Shiva, uma das divindidades mais poderosas e importantes do hinduísmo. Chegamos hoje ao sétimo e último chakra, Sahasrara, a lótus violeta de infinitas pétalas. Segundo a doutrina hindu, Shiva é o deus da "destruição e regeneração" e sua figura pertence à Trindade Trimûrti, junto a Brahma (deus da criação) e Vishnu (deus da preservação). A Shiva é delegado o poder de destruir e de regenerar a energia vital. É tido como "benéfico", pois seu poder é direcionado ao bem. Por sua força, é tido como criador da Yoga, uma prática que objetiva exercitar, no homem e na mulher, uma postura de soberania sobre as energias, utilizando a sabedoria divina para recriar, transformar, destruir e regenerar. (reprodução da internet) Este chakra representa a s

Introdução à Fitoenergética: Alecrim, Alfazema e Arruda

As ervas são um assunto bastante vasto, mesmo que se estude uma vida inteira ainda vai faltar muita coisa pra desvendar. Por isso, vamos aos poucos introduzindo esta matéria deliciosa e instigante para despertar cada vez mais a vontade de aprender com as ervas, encontrar sua energia e fazer com que essa interação leve ao nosso autoconhecimento, que é o mais importante! Nos posts anteriores sobre ervas, já mencionamos, em um apanhado geral, a relação das ervas com culturas, povos e religiões e seus usos e benefícios. Hoje vamos nos ater a outras maneiras de trabalhar com as ervas, fazendo um pequeno apanhado através da Alquimia Espargírica e a Fitoenergética. Segundo Bruno J. Gimenes, autor do livro “Fitoenergética: A energia das plantas no Equilíbrio da Alma” a Fitoenergética “é um sistema natural de cura, equilíbrio e elevação da consciência através da energia das plantas (fitoenergia)...” , neste livro o autor expressa as possibilidades de trabalhar com um selecionado de