Pular para o conteúdo principal

Técnicas de PNL para aplicar no seu dia a dia

A programação neurolinguística é uma abordagem à psicoterapia e à mudança organizacional baseada em "um modelo de comunicação interpessoal principalmente preocupado com a relação entre padrões de comportamento bem sucedidos e as experiências subjetivas subjacentes" (Richard Bandler – cocriador da PNL).

Imagem da Internet
As técnicas que descrevo abaixo são baseadas nas pressuposições mais simples da PNL  e são por vezes mal  interpretadas como sendo um  jargão da PNL. Na realidade, todas elas são muito básicas e, uma vez compreendidas e praticadas em nossa vida diária, especialmente como parte de nosso "diálogo interno", podem ter um impacto enorme e extremamente poderoso.

Pressuposto 1: "O mapa não é o território"

“Vemos o mundo não como ele é, mas como nós somos " Albert Einstein

Tenha em mente que sempre que você tenta ser o observador e "ver" uma situação de diferentes pontos de vista você está praticando a PNL. Se você deliberadamente colocar-se em um quadro diferente ou alterar o contexto, você está  procedendo a uma "ressignificação" (em linguagem PNL). Quando nos lembramos dessa situação, estamos todos olhando para ela do nosso ponto de vista subjetivo. Nosso cérebro apagará, distorcerá e generalizará informações de modo que se adaptem à imagem em nossas mentes. Para dar-lhe um exemplo simples, um menu descreve a comida, mas não é a comida.


imagem
internet

Então lembre-se: seu ponto de vista é apenas isso - seu ponto de vista. É moldado por seu aprendizado, experiências e opiniões. Então, para voltar ao pressuposto, sua visão do mundo (o mapa), é apenas um fragmento da realidade absoluta total (o território) disponível lá fora. Incorpore isso na forma como você vê o mundo e verifique  se ele afeta o seus processos de tomada de decisão ou as suas opiniões sobre aqueles que estão ao seu redor e sobre si mesmo.




Pressuposto 2:  "Por trás de cada comportamento encontra-se uma intenção positiva"

A todo  momento, as pessoas fazem escolhas que são as melhores que consideram possíveis para elas mesmas. A intenção é, em última análise, a preservação da vida. Se você pode sempre pensar no que as pessoas fazem para você, em torno de você, e as coisas que você faz como tendo uma intenção positiva, você será mais compassivo e compreensivo com você mesmo e as pessoas ao seu redor.

Para dar um exemplo sobre a questão das escolhas, vamos imaginar o seguinte cenário, como um filme, você cai em um buraco, não consegue sair por onde entrou, está muito fundo. Você verifica que há 3 portas no chão. Quando você abre a primeira porta se depara com um esgoto muito fétido, mas que possibilita sua saída, no entanto você não quer ficar fedido, então você vai até a próxima porta. Quando abre você se depara com muitos tubarões brancos, aparentemente famintos. Aterrorizado você fecha rápido esta porta. E vai para a próxima, quando abre você se depara com um covil de cobras venenosas, escorpiões e aranhas gigantes! Qual  decisão tomar? Você chega à conclusão que o esgoto fétido é a saída mais viável.

imagem internet

Partindo desse cenário, você pode analisar olhando para trás em situações da sua vida que poderia ter escolhido um caminho diferente. No entanto, aceitar que sua  escolha foi  a melhor opção disponível no momento ajuda nas próximas tomadas de decisão que precisaremos fazer e, o mais importante,  ajuda a viver em paz consigo mesmo. Isso já faz parte da sua estrada. O recurso mais básico é a capacidade de aprender.


Pressuposto 3: "Você precisa saber se comunicar"

O que dizemos não - verbalmente é mais influente em uma conversa do que o que sai de forma oral de nossa boca. Uma vez participei de um treinamento  de grupo e o instrutor do treinamento fez a seguinte experiência, ele nos pediu para que colocássemos nosso dedo indicador direito em nossa bochecha direita , mas enquanto falava isso ele tocava seu próprio queixo . Adivinha o que a maioria das pessoas na sala fez? Sim, elas imitaram a ação do instrutor em vez de atender a suas instruções verbais.

imagem internet

O significado da comunicação é a resposta que você recebe. Então, se alguém não responder da maneira que você esperava, é provável  que você  não tenha sido claro o suficiente. Uma ótima maneira de praticar isso é sempre pedir às pessoas para repetirem ou confirmarem  a mensagem que você lhes deu. Você pode fazer isso de uma maneira casual, sem revelar suas intenções. Com um pouco de prática isso fica mais fácil.



Existem muitas técnicas de PNL. Essas são três técnicas básicas. Faça um teste e as aplique em suas atitudes diárias. Você certamente sentirá um impacto positivo em sua vida!

Saudações de Paz 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mantra Shiva Shambo

Este Mantra, que celebra Shiva, é de uma força marcante. Alegra o coração, os ambientes, aqueles que o entoam. Fortalece o espírito, afastando qualquer mal. Mantra de cura, de fortalecimento, de atração das mais elevadas vibrações. O mantra "Jaya Jaya Shiva Shambho, Máha déva Shambho" significa "Viva o Senhor Supremo, a um auspicioso que traz felicidade e alegria, que habita nos corações de todos!" E então, vamos cantar com Shiva? Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo

#7 Chakras - SAHASRARA, o Chakra Coronário

Este chakra, quando ativado, nos conduz à grande e absoluta Consciência, a inteligência divina, que é fonte de vida, de nossa vida e de toda a existência no planeta. É a chegada, o encontro da serpente Kundalini com Shiva, uma das divindidades mais poderosas e importantes do hinduísmo. Chegamos hoje ao sétimo e último chakra, Sahasrara, a lótus violeta de infinitas pétalas. Segundo a doutrina hindu, Shiva é o deus da "destruição e regeneração" e sua figura pertence à Trindade Trimûrti, junto a Brahma (deus da criação) e Vishnu (deus da preservação). A Shiva é delegado o poder de destruir e de regenerar a energia vital. É tido como "benéfico", pois seu poder é direcionado ao bem. Por sua força, é tido como criador da Yoga, uma prática que objetiva exercitar, no homem e na mulher, uma postura de soberania sobre as energias, utilizando a sabedoria divina para recriar, transformar, destruir e regenerar. (reprodução da internet) Este chakra representa a s

Introdução à Fitoenergética: Alecrim, Alfazema e Arruda

As ervas são um assunto bastante vasto, mesmo que se estude uma vida inteira ainda vai faltar muita coisa pra desvendar. Por isso, vamos aos poucos introduzindo esta matéria deliciosa e instigante para despertar cada vez mais a vontade de aprender com as ervas, encontrar sua energia e fazer com que essa interação leve ao nosso autoconhecimento, que é o mais importante! Nos posts anteriores sobre ervas, já mencionamos, em um apanhado geral, a relação das ervas com culturas, povos e religiões e seus usos e benefícios. Hoje vamos nos ater a outras maneiras de trabalhar com as ervas, fazendo um pequeno apanhado através da Alquimia Espargírica e a Fitoenergética. Segundo Bruno J. Gimenes, autor do livro “Fitoenergética: A energia das plantas no Equilíbrio da Alma” a Fitoenergética “é um sistema natural de cura, equilíbrio e elevação da consciência através da energia das plantas (fitoenergia)...” , neste livro o autor expressa as possibilidades de trabalhar com um selecionado de