Pular para o conteúdo principal

#1 Deuses Hindus - SHIVA, o Benéfico

A meditação pode se dar na contemplação, no estado de silêncio e de resguardo. Mas também pode se dar através do canto, da mantralização. Os antigos mantras trazem a sabedoria e a celebração de antigas culturas, que invocam forças poderosas e nos ajudam a canalizar energias para o bem.

Dando continuidade ao assunto dos Chakras e Meditação, inicio esta sequência de posts sobre o universo simbólico das divindades hindus, passando pelos antigos cantos, os mantras, que te ajudarão a se contatar com esses deuses e seus profundos ensinamentos.

Neste primeiro post, falaremos sobre Shiva, um dos deuses supremos do hinduísmo. Na trindade formada com os deuses Brahma e Vishnu, a trindade Trimûrti, Shiva é o "benéfico", aquele que "faz o bem".

reprodução da internet

Shiva

Este deus é o pai da Yoga, seu poder "reside" no chakra Sahasrara, que falei no último post. A Yoga é o elevar da serpente Kundalini, força adormecida na base de nossa coluna, que sobe nossa coluna, atravessando nossos chakras e ao final, no alto da cabeça, encontra seu par perfeito, a ascensão, na morada de Shiva.

Shiva representa a firmeza de caráter, poderosa divindade do panteão hindu. Encarna o yogue que se torna mais forte, sábio e resistente a cada obstáculo da vida. Sua figura inspiradora é repleta de simbolismos:

Lord Shiva
reprodução da internet

Shiva é representado, com frequência, na posição de lótus, remetendo à disciplina e à meditação que a prática da Yoga requer. Seus dedos se encontram na base da coluna, e a serpente, que remete à Kundalini, geralmente está enrolada em seu pescoço, denotando o controle de si, o yogue conectado com a própria essência e que é dono de seus ímpetos; e também a vitória de Shiva sobre a morte.

Sentado sobre um tigre, Lord Shiva remete à força da mente, ao processo intelectual, a consciência divina que está dentro de nós mesmos, e que é fonte de poder para domarmos nossos ímpetos mais selvagens e sexuais. O tigre também pode aparecer como traje de Shiva, amarrado ao redor de sua cintura.

Shiva nos ensina sobre caráter, sobre manter-se firme frente às adversidades, frente às armadilhas, ou às forças que queiram nos derrubar. Nos fala sobre aliar-nos aos nossos inimigos e a aprender a conviver com nossos demônios interiores, através da prática da Yoga: disciplina, respiração, conexão com a Consciência Superior.

reprodução da internet
Retirar da vida e das dificuldades muitos conhecimentos e lições, aprendendo a aperfeiçoar a si mesmo, ao invés de desanimar ou de se desesperar frente às circunstâncias desfavoráveis.

A lua crescente é outro elemento presente na figura deste deus, remetendo ao seu poder criador, à regeneração, à reconstrução que sucede à destruição. O tridente (trishula) é a arma sagrada com a qual ele destrói o mal e a ignorância. E o tambor (damaru), que remete a Shiva Nataraja - forma dançante desse deus -, representa a dança e o som sagrado do nascimento do universo (o mantra OM).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mantra Shiva Shambo

Este Mantra, que celebra Shiva, é de uma força marcante. Alegra o coração, os ambientes, aqueles que o entoam. Fortalece o espírito, afastando qualquer mal. Mantra de cura, de fortalecimento, de atração das mais elevadas vibrações. O mantra "Jaya Jaya Shiva Shambho, Máha déva Shambho" significa "Viva o Senhor Supremo, a um auspicioso que traz felicidade e alegria, que habita nos corações de todos!" E então, vamos cantar com Shiva? Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Jaya jaya shiva shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Máha Déva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo Shiva Shiva Shambo

#7 Chakras - SAHASRARA, o Chakra Coronário

Este chakra, quando ativado, nos conduz à grande e absoluta Consciência, a inteligência divina, que é fonte de vida, de nossa vida e de toda a existência no planeta. É a chegada, o encontro da serpente Kundalini com Shiva, uma das divindidades mais poderosas e importantes do hinduísmo. Chegamos hoje ao sétimo e último chakra, Sahasrara, a lótus violeta de infinitas pétalas. Segundo a doutrina hindu, Shiva é o deus da "destruição e regeneração" e sua figura pertence à Trindade Trimûrti, junto a Brahma (deus da criação) e Vishnu (deus da preservação). A Shiva é delegado o poder de destruir e de regenerar a energia vital. É tido como "benéfico", pois seu poder é direcionado ao bem. Por sua força, é tido como criador da Yoga, uma prática que objetiva exercitar, no homem e na mulher, uma postura de soberania sobre as energias, utilizando a sabedoria divina para recriar, transformar, destruir e regenerar. (reprodução da internet) Este chakra representa a s

Introdução à Fitoenergética: Alecrim, Alfazema e Arruda

As ervas são um assunto bastante vasto, mesmo que se estude uma vida inteira ainda vai faltar muita coisa pra desvendar. Por isso, vamos aos poucos introduzindo esta matéria deliciosa e instigante para despertar cada vez mais a vontade de aprender com as ervas, encontrar sua energia e fazer com que essa interação leve ao nosso autoconhecimento, que é o mais importante! Nos posts anteriores sobre ervas, já mencionamos, em um apanhado geral, a relação das ervas com culturas, povos e religiões e seus usos e benefícios. Hoje vamos nos ater a outras maneiras de trabalhar com as ervas, fazendo um pequeno apanhado através da Alquimia Espargírica e a Fitoenergética. Segundo Bruno J. Gimenes, autor do livro “Fitoenergética: A energia das plantas no Equilíbrio da Alma” a Fitoenergética “é um sistema natural de cura, equilíbrio e elevação da consciência através da energia das plantas (fitoenergia)...” , neste livro o autor expressa as possibilidades de trabalhar com um selecionado de